De Nível em Nível: Como Prever o Tempo de Jogo com TensorFlow
No universo dos games, desvendar o comportamento dos jogadores é um superpoder para desenvolvedores e publicadores. Então, que tal conhecer o TensorFlow? Essa biblioteca de código aberto para computação numérica e aprendizado de máquina, criada pela equipe do Google Brain Team. Imagina só: com o TensorFlow, pesquisadores e desenvolvedores podem construir e treinar modelos de aprendizado de máquina, desde as simples regressões lineares até as redes neurais profundas mais complexas. Essa ferramenta é tão flexível e escalável que parece mágica! E sabe o que é mais legal? Ela pode ser usada em várias aventuras, incluindo visão computacional, processamento de linguagem natural, reconhecimento de fala, e muito mais!
Prepare-se para conhecer a arte de entender os jogadores com o poder do TensorFlow e leve seus jogos a um nível épico! 🎮🚀
A regressão linear é uma técnica de estatística usada para modelar a relação entre uma variável dependente e uma ou mais variáveis independentes. No caso de uma regressão linear simples, essa relação é representada por uma linha reta: y=b0+b1⋅x
Se você estiver interessado em entender mais detalhadamente como a regressão linear funciona, recomendo ler um artigo o artigo: PERSEGUIÇÃO INTELIGENTE: AJUSTANDO A VELOCIDADE DO NPC COM REGRESSÃO LINEAR. Para este artigo, focaremos em como implementar uma regressão linear simples utilizando TensorFlow. Nosso objetivo é aprender a prever o tempo médio que os jogadores gastam em um jogo com base no número de níveis. O modelo é treinado para encontrar os melhores valores para b0 e b1, minimizando o erro entre as previsões do modelo e os valores “reais”. Após o treinamento, o modelo pode fazer previsões precisas sobre quanto tempo os jogadores passam jogando, dado o número de níveis no jogo.
A utilização de TensorFlow neste contexto oferece uma maneira eficiente e escalável de implementar e treinar modelos de machine learning, aproveitando suas capacidades de otimização e suporte a diferentes hardwares, incluindo GPUs.
Desenvolvimento
1. Importações e Configuração Inicial
Para o nosso trabalho sera importado as bibliotecas: numpy, pandas, tensorflow, matplotlib.pyplot e sklearn, as quais serao utilizadas para manipulação de dados, criação do modelo, visualização e avaliação do desempenho.
import numpy as np import pandas as pd import tensorflow as tf import matplotlib.pyplot as plt from sklearn.preprocessing import StandardScaler from sklearn.metrics import mean_squared_error, r2_score, mean_absolute_error
2. Criação de um Dataset Fictício
Criearemos um dataset fictício com o número de níveis do jogo e o tempo médio de jogo correspondente em horas.
# Vamos criar um dataset fictício onde temos o número de níveis de um jogo e o tempo médio de jogo correspondente em horas: data = { 'Number_of_Levels': [5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50], 'Average_Play_Time': [2, 5, 7, 10, 12, 15, 14, 22, 30, 34] # tempo em horas } df = pd.DataFrame(data)
3. Divisão dos Dados
Os dados são divididos em variáveis independentes (X) e dependentes (y).
X = df[['Number_of_Levels']].values y = df['Average_Play_Time'].values
4. Escalonamento dos Dados
Os dados são escalonados usando StandardScaler para normalização, o que facilita o treinamento do modelo
scaler_X = StandardScaler() scaler_y = StandardScaler() X = scaler_X.fit_transform(X) y = scaler_y.fit_transform(y.reshape(-1, 1))
5. Inicialização dos Coeficientes e Variáveis do TensorFlow
Os coeficientes da regressão são inicializados aleatoriamente.
np.random.seed(0) coef = np.random.rand(2) b0 = tf.Variable(0.54) b1 = tf.Variable(0.71)
6. Definição da Função de Perda
A função de perda é definida como o erro quadrático médio entre as previsões e os valores reais
def loss(): return tf.losses.mean_squared_error(y, (b0 + b1 * X))
7. Treinamento do Modelo
O modelo é treinado usando o otimizador SGD (Stochastic Gradient Descent) por 10.000 iterações para minimizar a função de perda e ajustar os coeficientes b0 e b1.
for _ in range(10000): optimizer.minimize(loss, var_list=[b0, b1]) # Resultados do treinamento - achando os coeficientes print(f"b0: {b0.numpy()}, b1: {b1.numpy()}")
8. Previsões e Desscalonamento
As previsões são feitas usando os coeficientes treinados, e os valores são “desscalonados” para obter os valores reais.
previsoes = b0 + b1* X y1 = scaler_y.inverse_transform(y) print(y1) previsoes3 = scaler_y.inverse_transform(previsoes) print(previsoes3)
9. Avaliação do Modelo
O modelo é avaliado usando métricas como MAE, MSE e R².
- O Mean Absolute Error – (MAE) é a média dos erros absolutos entre as previsões e os valores reais. Ele fornece uma medida da magnitude média dos erros de previsão em uma escala compreensível.
- O Mean Squared Error – (MSE) é a média dos quadrados dos erros entre as previsões e os valores reais. Ele penaliza erros grandes mais severamente do que o MAE, pois os erros são elevados ao quadrado.
- O R² (Coeficiente de Determinação) mede a proporção da variabilidade total dos dados que é explicada pelo modelo. Ele varia entre 0 e 1, onde 1 indica que o modelo explica toda a variabilidade dos dados e 0 indica que o modelo não explica nada.
mae =mean_absolute_error(y1,previsoes3) mse = mean_squared_error(y1, previsoes3) r2 = r2_score(y1, previsoes3)
10. Visualizar os dados
Os dados e a linha de regressão são plotados para visualização.
# Plotar os dados e a linha de regressão plt.scatter(X, y, label='Dados') plt.plot(X,previsoes, color='red', label='Linha de Regressão') plt.xlabel('Number of Levels') plt.ylabel('Average Play Time (hours)') plt.legend() plt.show()
Figura 1.0 – Regressão Linear com TensorFlow
11. Interpretação dos Resultados
Vamos analisar os resultados das métricas R² e MAE que o algoritmo obteve:
R² (Coeficiente de Determinação): 0.9240142998938108
MAE (Mean Absolute Error): 2.17
MSE (Mean Squared Error) : 7.62
- MAE = 2.17: Isso significa que, em média, as previsões do modelo estão errando por cerca de 2.17 horas. Dependendo do contexto, esse erro pode ser considerado pequeno ou grande. No entanto, dado o intervalo dos valores reais de tempo de jogo (de 2 a 34 horas), um erro médio de 2.17 horas é relativamente aceitável.
- R² = 0.92: Isso significa que 92.4% da variação no tempo médio de jogo pode ser explicada pelo número de níveis. Isso é um excelente resultado, indicando que o modelo está capturando bem a relação entre o número de níveis e o tempo de jogo.
- O MSE de 7.62, sendo a média dos erros elevados ao quadrado, mostra que o modelo tem uma boa precisão geral, mas penaliza mais os erros maiores, revelando a presença de alguns desvios significativos.
Conclusão Geral
Com um R² alto (0.92), um MAE razoavelmente baixo (2.17) e um MSE aceitável (7.62), o modelo de regressão linear simples é bastante eficaz para prever o tempo médio que os jogadores gastam em um jogo com base no número de níveis. Os valores indicam que o modelo está capturando bem a relação e que a maioria das previsões está próxima dos valores reais, apesar de alguns desvios maiores. Mas lembre-se, estamos usando dados fictícios.
12. Por que usar TensorFlow?
- Flexibilidade: Permite definir e treinar modelos complexos de machine learning, desde regressões simples até redes neurais profundas;
- Desempenho: Otimizado para executar em diferentes hardwares, incluindo GPUs, o que pode acelerar significativamente o treinamento;
- Suporte e Comunidade: Uma vasta comunidade e suporte robusto, com muitos recursos e documentação disponível;
- Produção: Facilita a transição do desenvolvimento para a produção com ferramentas como TensorFlow Serving e TensorFlow Lite.
Conclusão
E aí está! Com um pouco de mágica matemática e a ajuda poderosa do TensorFlow, conseguimos treinar um modelo de regressão linear simples que pode prever quanto tempo os jogadores passam se divertindo em um jogo, baseado no número de níveis. É como ter um oráculo gamer que, em vez de uma bola de cristal, usa linhas de código para fazer suas previsões.
Imagine só: você cria um jogo e, com algumas linhas de código, pode antecipar o quanto os jogadores vão se viciar nele! Não é incrível? Então, prepare seu controle, aumente o volume, e vamos codar rumo ao futuro das previsões no mundo dos jogos. Quem sabe, um dia, seu jogo não seja o próximo sucesso previsto por seu próprio modelo de regressão linear? Vamos jogar e codar! 🎮🚀