Animação em jogos 2D top down
Criando Animações para Jogos Top Down com 8 Direções na Unity
Na internet, há muitas informações sobre como fazer jogos estilo side scrollers e plataformas na Unity, mas é difícil encontrar assuntos relacionados a jogos no estilo top down 2D que expliquem detalhadamente como realizar o movimento dos personagens em oito direções. Neste sentido, este artigo descreve alguns pontos essenciais para a criação de animações no estilo top down com oito direções, abordando desde a criação dos sprites até sua implementação na Unity.
O desafio da animação top down
Em jogos side-scrollers, os personagens sempre ficam virados para a esquerda ou para a direita. Isso torna o manuseio da animação muito mais fácil, pois você só precisa animar em uma direção e depois espelhá-la ao longo do eixo X. Entretanto, em jogos top down, essa abordagem não pode ser aplicada, pois não é possível apenas virar ou rotacionar o personagem para cobrir todas as direções.
O desafio aqui é garantir que o personagem tenha animações suaves e coerentes para cada direção. Jogos com uma direção fixa, como RPGs clássicos, têm personagens que se movem apenas para cima, baixo, esquerda e direita. No entanto, em jogos mais dinâmicos, como roguelikes e jogos de ação, é comum ter oito direções: cima, baixo, esquerda, direita e suas combinações diagonais.
Você pode ver um exemplo de como um personagem se move em todas essas direções na Figura 1.0.

Figura 1.0 – Animação de movimento em 8 direções
Criação e Animação dos Sprites
Para criar a arte em pixel art, você pode usar ferramentas como Aseprite ou Pyxel Edit. Ambas as ferramentas são amplamente utilizadas por artistas de pixel art devido à sua interface intuitiva e funcionalidades especializadas.
Eu costumo usar o Pyxel Edit para criar meus assets em pixel art. Se você quiser ver alguns exemplos, pode procurar por timelapses de pixel art para entender melhor como funciona o processo de criação.
Agora que você definiu qual ferramenta usar, você precisa planejar quais as ações que seu personagem terá. As principais ações incluem:
- Parado (Idle): Quando o personagem está estático.
- Movendo-se (Walk ou Run): Para todas as oito direções.
- Atacando (Attack): Caso o jogo possua combate.
- Tomando dano (Hurt): Animação ao receber dano.
- Morrendo (Death): Para quando o personagem for derrotado.
O número de animações pode variar dependendo do tipo de jogo que você está criando. Em alguns jogos, basta ter quatro direções e espelhar algumas delas, mas em outros, especialmente em jogos de tiro e ação, pode ser necessário ter todas as oito direções animadas separadamente.
“Você deve pensar, quantas direções você quer que seu personagem tenha.”
Como pode ser observado na Figura 1.0, o personagem possui 8 direções, ou seja, de forma cardeal. Porém, você pode encontrar jogos top down em que personagens ficam voltados para esquerda e direita. Independente das características das animações, você deve criar cada animação, respeitando a mesma cadência e tempos. Para melhor compreensão, dê uma olhada neste guia rápido de Sandy Gordon.
Part 1 of a tutorial on creating 8-Directional sprites. Will post Part 2 soon. Link to Hi-Res https://t.co/5GlScYUMgC 🐻 #pixelart #gamedev pic.twitter.com/TqqWXmEnWB
— Sandy Gordon⚡️ (@Bandygrass) January 4, 2017
Depois do planejamento e criação das animações, pode-se importa-las para Unity.
Importando Ativos para a Unity
Para animar os personagens ou objetos, os spritesheets devem estar organizados de maneira que facilite o recorte das imagens. Normalmente, as sprites são dispostas em uma grade, e cada frame tem espaçamento igual entre eles para facilitar a importação e separação na Unity.
Na Unity, ao importar seu spritesheet:
- Selecione o arquivo da sprite na pasta Assets.
- No Inspector, altere a opção Sprite Mode para Multiple.
- Clique no botão Sprite Editor e divida os sprites manualmente ou usando a opção Slice (Automático).
- Certifique-se de que todas as animações estejam organizadas corretamente.
Com as imagens definidas e recortadas, pode-se criar os Animation Clips para cada direção e tipo de movimento.
Se você não sabe como fazer isso, sugiro assistir a tutoriais sobre animação na Unity, como “Animação 2D na Unity”.
Figura 2.0 – Personagem em 16 pixel
Com as imagens definidas e recortadas, pode-se criar as Animations Clips.
Se você não sabe como fazer isso, sugiro ver este vídeo para ter uma ideia sobre animação: Animação 2D ou Animações de personagens.
Criando a Máquina de Estados e o Blend Tree
Para realizar as animações na Unity, recomenda-se criar um Controlador de Animação exclusivo para personagens e objetos animados. Esse controlador gerencia todas as transições entre animações e usa parâmetros para definir quando cada animação deve ser executada.
Para lidar com animações em oito direções, utilizamos o Blend Tree, que permite transições suaves entre direções com base na entrada do jogador.
- No Animator, crie um novo Blend Tree.
- Configure o Blend Type como 2D Simple Directional.
- Adicione os parâmetros
xMovement
eyMovement
. - Relacione as animações correspondentes a cada direção.
Veja a Figura 3.0 para mais detalhes.
Figura 3.0 – Blend Tree Walk
A Figura 3.0 traz a criação da animação de movimento utilizando o Blend Tree. Na propriedade Blend Type, está selecionada a opção 2D simple Directional e utilizando dois parâmetros. Desta forma, é possível aplicar as animações, “Walk Down”, “Walk Down Left”, Walk Down Right”,”Walk Left”, “Walk Right”, Walk Up”,Walk Up Right”, e Walk Up Left”.
Conclusão
Criar animações para um jogo top down 2D com movimento em oito direções pode parecer um desafio no início, mas com um bom planejamento e ferramentas adequadas, o processo se torna mais intuitivo.
Neste artigo, discutimos:
- Os desafios da animação top down.
- A criação de sprites e suas animações.
- A importação e configuração na Unity.
- O uso de Blend Trees para animação fluida.
Esperamos que estas informações auxiliem no desenvolvimento do seu jogo e tornem suas animações mais imersivas e responsivas!
Guilherme Guilherme
Muito bom o artigo